Lampada - Informática Médica






Retorna à Home Page


Quem Somos?

Disciplinas

Linhas de Atuação

Fale Conosco



Serviços

EpiInfo

Pesq. Bibliográfica

Catálogo de Links

 

Quem Somos?


Equipe


Objetivos
 

A Disciplina de Informática Médica e o Laboratório Médico de Pesquisas Avançadas (DIM/LAMPADA) da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ têm por objetivo desenvolver atividades de ensino e pesquisa na área da informática aplicada à medicina e à saúde. 


Localização

 Av. Prof. Manuel de Abreu, 444- 2º andar 
Rio de Janeiro, RJ, 20550-170 
Tel. (021) 2868-8378 - Fax (021) 2234-5704

Histórico 

A Informática na Faculdade de Ciências Médicas surgiu em 1986, a partir de proposta dos Professores Angelo B.Faillace de Oliveira, Paulo Dias da Costa e Ronaldo Gismondi, e dos pesquisadores da IBM Brasil José Paulo Schiffini e Roberto Kopp Jr. Foi proposta a criação de um laboratório de pesquisas em Informática em Medicina e Saúde, como parte de um convênio assinado entre a UERJ e a IBM Brasil. A Proposta teve o apoio dos Professores Algy de Medeiros, José Augusto F.Quadra, Fernando Bevilácqua, Nelson Xavier e Sion Divan, tendo sido o embrião do Lampada, instalado no terceiro andar do HUPE.

Durante sua gestão como Diretor da Faculdade de Ciências Médicas (1988/91), o Prof. Homero Salazar promoveu a criação das Disciplinas de Informática Médica e Informática em Saúde, e posteriormente créditos que passaram a ser oferecidos aos cursos de pós-graduação da FCM e Centro Biomédico da UERJ, além de cursos e programas abertos à comunidade externa. Paralelamente, o Lampada ganhou nova estrutura física e operacional, sendo instalado em área contígua à Biblioteca do Centro Biomédico, e novos recursos humanos, representados pelo Prof. Haroldo Matos, a Médica e Analista de Sistemas Carmen Lúcia Tenório D'Albuquerque e técnicos admitidos por concurso público. Recentemente, o corpo docente foi ampliado, com a entrada dos professores adjuntos, doutores Paulo Pavarini Raj e Sergio Miranda Freire.

Em 1995, por meio do Ato Executivo 02/Reitoria/95 o LAMPADA passa a ser estruturado 
formalmente, mantendo o vínculo acadêmico com a Faculdade de Ciências Médicas, ficando com o CEPUERJ a gerência administrativa de seus convênios e programas de extensão.